sábado, 15 de junho de 2013

Endometriose



Endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.




Quais os sintomas?


Dor em forma de cólica durante o período menstrual que pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais; 
Dor durante as relações sexuais; 
Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação; 
Dificuldade de engravidar. A infertilidade está presente em cerca de 40% das mulheres com endometriose. 

Qual o diagnóstico?


O exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado pelos seguintes exames laboratoriais e de imagem: visualização das lesões por laparoscopia, ultrassom, ressonância magnética e um exame de sangue chamado marcador tumoral CA-125, que se altera nos casos mais avançados da doença. O diagnóstico de certeza, porém, depende da realização de biópsia.

Existem complicações?


Qualquer órgão da pelve (na cavidade abdominal, bacia) pode ser acometido. A instalação da doença nos ovários pode provocar o aparecimento de um cisto denominado endometrioma. Este cisto pode atingir grandes proporções e comprometer o futuro reprodutivo da mulher. Outros órgãos também podem ser acometidos, como: parte do intestino grosso (reto e sigmóide), bexiga, apêndice e vagina. 

Tem tratamento?



A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos e fim das menstruações.

Mulheres mais jovens podem utilizar medicamentos que suspendem a menstruação; lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.




REFERÊNCIAS:
Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Dicas em saúde: endometriose. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/67diabetes.html. Acesso em: 14 jun. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário